O projeto da fanfarra tem como principal objetivo resgatar a cultura musical dentro das escolas da cidade.
Em décadas passadas, eram normais os grupos de fanfarra dentro das escolas e os desfiles cívicos. O Instituto acredita que isso precisa voltar! Fazer o jovem se interessar por instrumentos, despertar o amor pela música, sendo mais uma ferramenta para desviar crianças e adolescentes do caminho da criminalidade.
Em 2019, conseguimos realizar uma fanfarra na escola “João Batista Leme”, como vemos nas fotos abaixo.
Durante a pandemia, tanto o Instituto quanto as escolas permaneceram fechadas, mas no segundo semestre de 2021, com a abertura gradual, conseguimos voltar com esse projeto e colocá-lo em outras escolas.
Em 2022, o Instituto Tatu Bola ampliou o Projeto Fanfarra para novas escolas. Atualmente, são 7 as escolas que recebem o projeto mais o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) 3.
Escolas Atendidas:
E.E.E.I Marciano Toledo Pizza
E.E. João Batista Leme
E.E. Heloísa Lemenhe Marasca
E.E. Cel Joaquim Ribeiro
E.E. Chanceler Raul Fernandes
E.E. Profa. Carolina Augusta Seraphim
E.E. Cel. Joaquim Salles
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 3)
Musicalização
A musicalização também acontece no Instituto Tatu Bola!
Aos sábados, às 16h, o professor Pedro Conceição reúne pessoas de todas as idades para ensinar a ciência por trás da música.
O currículo de Pedro é de respeito: cantor, produtor, compositor, arranjador, também tocou por muito tempo junto com a Leci Brandão! Além de tudo, é professor da escola Chanceler Raul Fernandes.
As aulas de musicalização acontecem na própria sede do Instituto Tatu Bola e, claro, são gratuitas!